5 dicas de limpeza para quem vive sozinho

Uma casa arrumada é sinónimo de paz e conforto e contribui para o bem-estar, concentração e produtividade de qualquer pessoa. 

No entanto, até morarmos sozinhos, não temos uma noção real da dificuldade que é manter a casa limpa e organizada. Especialmente, quando se leva uma vida atarefada entre casa e trabalho e não temos ninguém com quem dividir as tarefas. 

De forma a ajudá-lo a organizar-se, reunimos 5 dicas de limpeza que irão facilitar a sua vida.

1-Prepare um kit de limpeza

Ter os produtos e equipamentos certos torna a limpeza mais eficiente, rápida e menos trabalhosa. E o mercado já dispõe de uma grande variedade de produtos de limpeza adequados a cada tipo de superfície e sujidade, que lhe permitem limpar com menor esforço.

Alguns dos utensílios de limpeza essenciais são:

  • Vassoura e apanhador, para rapidamente varrer e recolher pequenos detritos.
  • Panos de microfibras, que pela sua capacidade de absorção e excelência de secagem, potenciam os resultados da higienização. Eficientes, também, na remoção de pó. 
  • Esfregona e balde, para limpeza do chão.
  • Kit limpa-vidros, para manter os vidros e espelhos brilhantes, e cabo extensível, para as superfícies de difícil acesso.
  • Sacos do lixo, essenciais no dia-a-dia.

Relativamente aos produtos, os mais importantes a incluir são:

  • Produtos de limpeza lava-tudo, pois além de serem extremamente versáteis, práticos e projetados para aplicação numa grande variedade de superfícies, garantem a eliminação eficaz de odores e de manchas difíceis de pavimentos laminados, vinil, linóleo e cerâmica.
  • Produtos limpa-vidros, não abrasivos, com ação desagregante de impurezas e emulsionantes de materiais oleosos, que permita a remoção total dos resíduos que se acumulam nas superfícies envidraçadas.
  • Detergente da roupa, eficiente na eliminação das nódoas e de odor agradável, para deixar as roupas cheirosas por mais tempo. 
  • Desinfetante, para utilizar após a higienização e de forma a eliminar micro-organismos.
  • Desengordurante, indicado para a remoção de gorduras e óleos.

2-Defina um cronograma de limpeza

Uma lista de tarefas serve de fio condutor para o processo de limpeza. Ajuda-o a comprometer-se e a manter o foco nas tarefas a desempenhar em cada dia. Por isso, defina os trabalhos diários, semanais e mensais e por onde começar. Não ter o ponto de partida definido pode ser dissuasor, mas tendo ultrapassado essa limitação, tudo o resto fluirá. 

Não deixe nenhuma tarefa ou divisão pela metade. O que começar, termine, para que não repita divisões ou tarefas. Não tem que limpar uma divisão inteira num dia, se se aperceber que não é viável pela sua dimensão ou complexidade. O importante é entender as necessidades do seu lar e ver quais atividades que consegue inserir na sua rotina diária.

3-Não acumule roupa nem loiça suja

Dá uma preguiça enorme chegar a casa, depois de um longo dia de trabalho, e ainda ter que lavar roupa. No entanto, sob a premissa de tratar da roupa toda no fim-de-semana, entre lavar, estender e apanhar a roupa seca, passará demasiado tempo dedicado a esta extenuante tarefa. Assim que tiver volume de roupa suficiente para fazer uma máquina, não procrastine. A sua saúde mental irá agradecer. 

De igual forma, não deixe a loiça suja de hoje para lavar amanhã. Ao acumular talheres, pratos e panelas no lava-loiças, a cozinha aparenta estar mais desarrumada do que, na verdade, está. Se tiver máquina, problema resolvido, é só ir colocando lá até estar suficientemente cheia para lavar. Se não, lave imediatamente a seguir às refeições. Manter a cozinha organizada é o modo mais eficiente de economizar tempo e garantir paz de espírito, pois quanto mais acumular, mais lhe irá custar limpar. 

4-Faça pequenas tarefas diárias

Parece difícil, mas não é. Basta criar o hábito. Todos os dias, reserve cerca de 15 minutos para arrumar as vestimentas amontoadas na cadeira do quarto, colocar a máquina de lavar roupa a funcionar, organizar a sala de estar e tirar o pó de uns quantos móveis

Guarde os livros, almofadas, mantas, objetos decorativos e tudo o resto que está fora do lugar, passe a vassoura ou aspirador para retirar migalhas, pó e pelos dos animais e arrume a louça que ficou na máquina. 

5-Retire o lixo diariamente 

Uma boa parte dos desperdícios gerados são de matéria orgânica, tais como restos de comida, o que facilita a propagação de maus cheiros e desenvolvimento de micro-organismos patogénicos. Portanto, não deixe acumular os sacos na lavandaria, nem na garagem. 

Estabeleça um horário diário para deitar o lixo fora e acondicione bem os sacos com resíduos. A nossa sugestão de horário é logo após o jantar ou de manhã, ao sair para o trabalho.

Aquilo que, num primeiro momento, possa parecer uma série de longas tarefas, requer apenas que crie uma rotina de higienização. Depois, rapidamente perceberá que organizar a sua casa trar-lhe-á energias renovadas e tranquilidade.