Ainda compra produtos de limpeza no supermercado?

Muitas empresas ainda optam por comprar produtos de limpeza em supermercados, pois acreditam que é uma forma de reduzir custos. Porém, facilmente se percebe que os produtos de limpeza profissional, que não se encontram em supermercados, são mais eficazes e oferecem melhor custo-benefício.

Os constituintes dos detergentes de uso doméstico apenas permitem limpar sujidades de baixa complexidade, sendo, por isso, inadequados para espaços corporativos. A higienização eficiente e profunda de um espaço de negócio requer produtos certificados de alta qualidade, otimizados às suas necessidades, rotina e setor.

Ao contrário dos produtos comprados em supermercados, as gamas profissionais, pela sua concentração, ingredientes ativos, pH e especificidade, conferem alto rendimento ao processo de limpeza. A ação mecânica de higienização implica menos esforço, bem como é necessário menos quantidade de produto para uma limpeza eficaz, o que se traduz em redução de custos e rentabilização do tempo. 

Assim sendo, listamos as principais vantagens da aquisição de produtos de limpeza profissional comparativamente aos produtos de higienização comprados no supermercado.

O barato sai caro

É falacioso acreditar que os produtos domésticos têm a mesma eficácia que os produtos de higienização profissional certificados. Por isso, ainda que lhe possa parecer um bom negócio comprar os itens de supermercado, porque aparentam ter preços mais baixos, a médio-longo prazo perceberá que essa opção não é viável. Isto porque, é difícil alcançar bons resultados com produtos de baixa qualidade e eficácia, já que necessita utilizar mais quantidade para fazer uma limpeza eficaz.

Além disso, os produtos de limpeza profissional têm um custo mais baixo por litro e maior rendimento, dado que são concentrados e requerem diluição para utilização. Quer isso dizer que limpa mais com menos. 

Qualidade x desempenho

De uma forma geral, os detergentes de uso doméstico são escolhidos em função do preço e não das suas características. E a tendência é aplicar o mesmo produto de forma transversal em várias superfícies. Embora alguns produtos de limpeza sejam adequados para uma determinada tarefa e material, podem ser prejudiciais para outro, encurtando o tempo de vida dos móveis, equipamentos e pisos.

Ao contrário dos produtos de limpeza profissional, detentores de alta qualidade e eficácia, os produtos de higienização adquiridos no supermercado não são submetidos a controlos rigorosos e, por isso, não asseguram a excelência e segurança do processo de higienização de espaços de negócio.

Os produtos certificados dispõem de gamas específicas para cada superfície e tipo de sujidade, com propriedades distintas e agentes ativos, que permitem potenciar o desempenho do processo de limpeza. Ou seja, com os detergentes domésticos há um esforço maior para retirar a sujidade e com produtos profissionais a sujidade é removida em menos tempo e com menos esforço.

Fornecedor especializado, um parceiro para a vida

Estabelecer uma relação de confiança e transparência com um parceiro de venda, não só simplifica a logística, como assegura um serviço de qualidade e atendimento eficaz, à medida das suas necessidades.

Ao comprar num supermercado, não terá o suporte que uma empresa especializada lhe pode dar. Além da segurança e facilidade de compra que um fornecedor certificado e habilitado lhe assegura, estabelecerá uma relação profissional que otimizará os seus processos de limpeza.

Uma empresa dedicada e experiente aconselhá-lo-á sobre os produtos mais adequados ao seu serviço, indicar-lhe-á os equipamentos para a melhoria do plano de limpeza e será o primeiro a informá-lo sobre inovações benéficas e úteis.

Com um fornecedor selecionado, os produtos são entregues de forma segura na sua empresa, numa data estipulada. Com isso, ganha tempo que poderá utilizar para maximizar a eficácia do seu próprio trabalho.

Segurança em todas as vertentes

Perante a baixa eficácia dos produtos de supermercado na limpeza de grandes áreas, as pessoas responsáveis pela higienização caem na tentação de misturar diferentes produtos de limpeza, acreditando que terão um melhor resultado.

Todavia, os produtos de limpeza são produzidos para serem utilizados individualmente e a sua mistura pode gerar reações químicas que anulem os princípios ativos dos produtos ou que comprometam a segurança e saúde de quem os manuseia.  A mistura de produtos de limpeza não só não potencia o seu efeito, como pode deteriorar a superfície higienizada.

Por serem testados e certificados por entidades competentes, os produtos de limpeza profissional estão de acordo com os padrões de qualidade e os requisitos legais para utilização. Isto é especialmente importante para minimizar a possibilidade de reações alérgicas e garantir que a higienização é realmente eficaz.

Especificidade e variedade

Sem sombra de dúvida que o uso de produtos adequados torna a limpeza mais prática e eficiente, dado que a sujidade é eliminada com maior facilidade. No caso dos detergentes comprados em supermercado, há uma lacuna, já que estes são comummente denominados multisuperfície.

Em contrapartida, os produtos de limpeza profissional apresentam diversas gamas, cobrindo uma grande variedade de superfícies diferenciadas, o que permite otimizar e garantir o melhor resultado para cada tipo de limpeza efetuada.

Os produtos de limpeza profissional surgem na forma de desengordurantes, desinfetantes, detergentes, desincrustantes, entre muitos outros, adaptados aos diferentes setores profissionais.

Para além dos produtos de limpeza profissional, existem ainda os equipamentos de proteção individual que permitem que o profissional de limpeza desempenhe as suas funções sem colocar em risco a sua integridade física, e equipamentos para aplicação e remoção dos produtos de limpeza, que contribuem para eficiência e ergonomia no desempenho das funções.