O piso antiderrapante é um tipo de revestimento que apresenta um acabamento mais áspero ou rugoso em relação aos convencionais pavimentos, disponíveis no mercado, o que se traduz em mais conforto e segurança para quem o utiliza. É apropriado para garagens, quintais, varandas, fábricas, área em redor da piscina e outros locais de grande tráfego de pessoas. Os pisos antiderrapantes são mais resistentes a chuvas e intempéries, e uma excelente forma de evitar acidentes e quedas.
Para ter, então, o efeito antiderrapante, este tipo de piso possui uma superfície irregular, que minimiza os riscos de possíveis quedas. No entanto, precisamente por causa da sua rugosidade, o piso antiderrapante geralmente tende a acumular sujidade mais facilmente.
De forma a mantê-lo como novo, sem colocar em causa a sua eficácia, trazemos-lhe dicas infalíveis para limpar o piso antiderrapante e tirar manchas, mantendo a sua durabilidade e aparência intactas.
- Utilize uma vassoura de cerdas duras para retirar o excesso de sujidade
Varrer o piso é importante para remover o pó e outra sujidade que poderia causar manchas. O ideal é utilizar uma vassoura de cerdas duras, pois quanto mais abrasivo for o equipamento utilizado, maior o potencial de limpeza (no entanto, esta ideologia não se aplica à utilização de produtos de limpeza abrasivos para higienização destes mesmos pavimentos).
A vassoura também servirá para esfregar o piso, depois de molhado, de forma a retirar as manchas persistentes.
- Remova as manchas de forma simples e económica
Limpar eficazmente o piso antiderrapante é bem simples. Apenas necessita de água, detergente neutro para pavimentos e, em alguns casos, da vassoura de cerdas.
É fundamental que sejam utilizados os utensílios e os produtos de limpeza corretos, para que o piso não seja sujeito a um desgaste acelerado. Por isso é que não se aconselha a utilização de desengordurantes, nem de desincrustantes, que poderão danificar, manchar ou reduzir o tempo de vida útil do chão. Em contrapartida, os detergentes neutros são capazes de realizar uma limpeza profunda, sem causar danos.
A limpeza do piso deve ser feita de forma mecânica, seja ela manual ou através dos jatos de água de lavadoras de alta pressão. No caso de ser manual, prepare uma solução de água com detergente neutro (habitualmente, a dosagem adequada vem indicada nos rótulos dos detergentes) e aplique no piso. Se a mancha for localizada e de difícil remoção, poderá utilizar água morna e aplicar diretamente sobre o local encardido, a fim de potenciar o efeito emoliente, e esfregar com a vassoura de cerdas.
- Enxague e seque o piso antiderrapante após higienização
Para se certificar que retirou todos os vestígios de detergente, que poderiam causar o efeito inverso no piso antiderrapante, deverá aplicar água para limpar e, posteriormente, retirar o excesso com o rodo ou com a mopa. Não utilize quaisquer ceras para finalizar, já que podem tirar o efeito antiderrapante do revestimento.
As misturas caseiras funcionam?
As misturas caseiras e outros tipos de produtos abrasivos resultam no desgaste prematuro da superfície, retirando-lhe o seu carácter antiderrapante. Além disso, ao invés de retirar as manchas, poderão causar marcas irreversíveis.
Produtos como bicarbonato de sódio, sabão em pó, vinagre ou álcool, tão comummente sugeridos para higienização de superfícies, são substâncias prejudiciais para os materiais, que colocam em causa a sua durabilidade. Por isso, utilize sempre detergente neutro e água.
Como vê, é bastante fácil tirar manchas de pisos antiderrapantes. Além disso, é uma forma de conservar o chão, o que contribui para manter o ambiente com uma aparência cuidada por mais tempo. Na Sanegi poderá encontrar tudo aquilo que necessita para limpar pisos antiderrapantes.